SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5Da atuação de psicólogos orientados pela psicanálise à relação transferencial nas medidas socioeducativas: considerações para uma práticaPerspectivas sobre o escrito lacaniano: "a significação do falo" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

POZZATO, Vanessa Gama  e  VORCARO, Angela Maria Resende. Aproximações e distinções entre os autismos e as psicoses em crianças: condições da alienação à linguagem. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.5, pp. 137-156. ISSN 2316-5197.

Este artigo se propõe a melhor compreender essa diversidade clínica por vezes nomeada como psicose e noutras vezes como autismo, pontuando algumas aproximações e distinções existentes entre os dois quadros. Para isso, nos valeremos da noção lacaniana de alienação, que se refere a uma operação constitutiva do sujeito, e veremos como diversos psicanalistas teorizam sobre essas psicopatologias a partir desse referencial. Concluiremos reafirmando a importância de distinguir os autismos das psicoses para a direção do tratamento.

Palavras-chave : Psicanálise; psicoses; autismos; alienação; tratamento.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )