SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Mi Propio Artista del Hambre: Cuentos sobre Anorexia y Melancolia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

ASKOFARE, Sidi  y  SAURET, Marie-Jean. A contribuição ética da psicanálise ao mundo da globalização: apoiar-se no sintoma. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.6, pp. 7-27. ISSN 2316-5197.

Trata-se de situar a hostilidade do atual discurso dirigido à psicanálise no contexto do laço social contemporâneo, procurando evidenciar que esse discurso ataca não somente o saber psicanalítico, mas, mais além, o real do sujeito e de seu sintoma. Por que nossa época tornou-se surda à psicanálise, quais são as teorias que se lhe opõem? Desde que escapemos de suas sugestões (de sua formatação), os impasses dessas teorias contêm, designam o real sobre o qual a psicanálise poderia se renovar: colocando o gozo em questão, o sintoma oferece a solução negada pela modernidade...Apenas uma posição ética é suscetível de optar pelo desejo (o sujeito que se apoia em seu sintoma) contra o serviço dos bens invocado de todas as partes... A batalha não está perdida. No entanto, ela está longe de ser vencida.

Palabras clave : política; ética; sujeito; sintoma; globalização.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License