SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6A minha artista da fome: anorexia e melancoliaRuptura ou Transvaloração?: Os ensaios de Freud sobre a sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

CORREA, Claudete Justino  e  SILVA, Magali Milene. Aproximações entre o conceito freudiano de Supereu e o conceito de Imperativo Categórico de Kant. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.6, pp. 53-88. ISSN 2316-5197.

Este artigo objetiva descrever a noção freudiana de Supereu, verificando aproximações possíveis com a noção kantiana de Imperativo Categórico. O Imperativo Categórico refere-se às leis morais determinadas como ação universal. A noção de Supereu é elaborada por Freud ao longo de sua obra, sendo concluída com a caracterização da segunda tópica. O Supereu, herdeiro do Complexo de Édipo, visa a instituir leis para o Eu, que se apresentam como mandato impossível, diante do que resta ao sujeito, na neurose, o sentimento de culpa. Assim, podemos aproximar ocom o Imperativo Categórico, pois este, por se apresentar como uma orientação universal para a ação, que só é válida porque universal, também se constitui com uma exigência moral impossível.

Palavras-chave : Supereu; Imperativo Categórico; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License