SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Aproximações entre o conceito freudiano de Supereu e o conceito de Imperativo Categórico de KantFreud e Arendt: a emancipação como princípio do laço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

FERNANDES, Cláudia Mascarenhas. Ruptura ou Transvaloração?: Os ensaios de Freud sobre a sexualidade. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.6, pp. 89-111. ISSN 2316-5197.

O presente artigo articula a reviravolta da noção de sexualidade de Freud e o conceito de transvaloração de todos os valores de Nietzsche. Foi necessário percorrer como Nietzsche transvalorou as noções de corpo e alma na tradição filosófica. O corpo é elevado a uma categoria positivada em relação a alma. Tomar o corpo como mais primordial é, sem dúvida, o que subverte toda ordem da metafísica e é nesse sentido que o exemplo do binômio corpo/alma resta em Nietzsche favorável à discussão de como Freud também subverte a episme moderna. Freud, ao separar a pulsão e o objeto para modificar a ideia de perversão vigente em sua época, muda a noção de sexualidade, que afinal funda um campo novo de saber. Resta compreender se essa inversão que Freud promove é apenas uma inversão, uma ruptura com o pensamento da época, ou uma transvaloração de valores, segundo Nietzsche.

Palavras-chave : Freud; Nietzsche; Transvaloração dos valores; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License