SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Ruptura ou Transvaloração?: Os ensaios de Freud sobre a sexualidadeMonitoria no ensino das paixões: acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

REIS, Leandro Nogueira dos. Freud e Arendt: a emancipação como princípio do laço social. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.6, pp. 112-137. ISSN 2316-5197.

Este artigo tem por objetivo traçar algumas articulações entre psicanálise e política e,para realizar este intuito, primeiro recorre a Arendt verificandopor meio de que conceitos ela desenvolve sua teoria. Cumprida esta primeira etapa empreende-se uma incursãoem Freud para investigar as características do laço social, assim como os conceitos a ele relacionados. Só então se inicia a articulação entre as duas áreas, pois, visto que o laço social se caracteriza por sua generalidade, a política é pensada enquanto dispositivo específico e situado historicamente. Em seguida, tanto a psicanálise quanto a política são consideradas em seus aspectos emancipatórios, e se por questões ligadas a constituição do laço social a política encontra obstáculos a sua efetivação, busca-se evidenciar as contribuições da psicanálise na superação dos mesmos.

Palavras-chave : psicanálise; política; laço social; emancipação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License