SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Freud e Arendt: a emancipação como princípio do laço socialA natureza mortífera do rótulo nosológico e a criança diagnosticada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

FERNANDES, Marly Aparecida; ZERBINATI, João Paulo; CANTARES, Tamiris da Silva  e  GERMANO, Grazielly dos Santos. Monitoria no ensino das paixões: acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.6, pp. 138-150. ISSN 2316-5197.

Este artigo apresenta a monitoria de Psicopatologia como um recurso importante no desenvolvimento da disciplina e no acompanhamento do aluno no processo ensino-aprendizagem, o qual é mobilizador de muitas angústias. Destaca e analisa como estratégia de escuta e acolhimento a leitura do diário de campo, caracterizado como uma produção escrita em que o aluno elabora a partir do contato com a prática e aproximação com o sofrimento psíquico, objeto de estudo da disciplina. Os autores consideram que o acompanhamento personalizado do aluno por meio de estratégias, com oferecimento de espaços de acolhimento e elaboração, favorece a integração do conhecimento com a experiência emocional subjetiva, assim como, o amadurecimento de um verdadeiro self profissional.

Palavras-chave : Ensino; Monitoria; Psicopatologia; Acolhimento; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License