SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6A natureza mortífera do rótulo nosológico e a criança diagnosticada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SOUZA, Anna Caroline et al. Psicanálise e assistência social: o vínculo transferencial enquanto porta de entrada nos serviços do CRAS. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.6, pp. 168-186. ISSN 2316-5197.

O presente artigo tem como objetivo a apresentação do relato de uma prática psicanalítica desenvolvida no âmbito da proteção social básica em assistência social a partir do pressuposto da importância do vínculo transferencial nos serviços oferecidos nesta instituição. Tal prática refere-se à criação de um grupo informativo de mães dentro do contexto do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, cuja finalidade é fomentar a prevenção do rompimento de vínculos familiares e comunitários. O enfoque teórico adotado foi a psicanálise. O grupo foi composto por mães, beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que frequentam os CRAS de São João del-Rei - Minas Gerais, e que apresentavam dificuldades de protagonização dos seus direitos. Como resultados obtidos, ressaltam-se: o estabelecimento de vínculo das mulheres ao projeto, maior adesão às oficinas oferecidas pelos CRAS e retificação de seus conflitos.

Palavras-chave : Psicanálise; Grupo; Transferência; Assistência Social.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License