SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue7"Vers Un Signifiant Nouveau": Our task after LacanAn investigation on how to truly human property in Marx author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

GURGEL, Clarisse. O Império das Imagens A Ação Performática entre Acting Out e Passagem ao Ato. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.7, pp. 39-60. ISSN 2316-5197.

Este artigo pretende apresentar o conceito de ação performática como tática preferencial, hoje, de comunistas e socialistas organizados. Tal apresentação nos conduzirá a reflexões em torno do caráter da ação performática, quanto a sua configuração como um tipo especial de compulsão à repetição. Nestes termos, nosso conceito transitará entre sua caracterização como um Acting Out e como uma Passagem ao Ato, esta última como forma de atuação preponderante em um contexto que alguns psicanalistas têm denominado de Império das Imagens. Esta dificuldade inicial em caracterizar a ação performática nos marcos de uma atuação sintomática será o fio condutor para chegarmos a determinadas considerações acerca de um possível diagnóstico de nosso tempo.

Keywords : protesto; performance; multidão; antagonismo; acting-out.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License