SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número7O Império das Imagens A Ação Performática entre Acting Out e Passagem ao AtoPor uma escuta e música Comunista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

PEREIRA, Carlos Augusto. Uma investigação sobre a forma de propriedade verdadeiramente humana em Marx. Analytica [online]. 2015, vol.4, n.7, pp. 61-82. ISSN 2316-5197.

Neste trabalho, aventaremos a hipótese que certos procedimentos institucionais criados pela organização do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia podem ser tomados como "proto-exemplos" da propriedade verdadeiramente humana. Para defender esta hipótese, apresentaremos a diferença entre propriedade privada e propriedade verdadeiramente humana, tal como apresentada nos Manuscritos Econômico Filosóficos de Marx, ii) situar o estilo, tendo com principal autor de referência o psicanalista francês Jacques Lacan, como uma das características da propriedade verdadeiramente humana, iii) sustentar a homologia entre a forma da produção de trabalho no CEII e a propriedade verdadeiramente humana.

Palavras-chave : Emancipação humana; propriedade privada; comunismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License