SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número7Alternativas anticapitalistas e contraposição internacionalUma breve introdução ao pensamento de Slavoj Zizek índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SILVEIRA, Max Paulo P.B da. A Dimensão Totalitária do "Eu". Analytica [online]. 2015, vol.4, n.7, pp. 150-160. ISSN 2316-5197.

O presente trabalho tem como objetivo buscar de maneira geral compreender o atual momento da esquerda no âmbito de seus conflitos internos que desde a queda da união soviética, culminando com o fim da guerra fria, parece ter se fragmentado em diversas correntes por demandas sociais antes sob a égide da luta de classes. O problema posto aqui é compreender como muitos desses movimentos de caráter emancipador, muitas vezes adotam práticas totalitárias de exclusão pervertendo seu próprio discurso a partir do estabelecimento de uma identidade. Para análise deste fato, nos utilizamos de parte do pensamento freudiano que se dedica a análise do comportamento das massas e da estrutura psicológica do 'Eu' a fim de tentar compreender em um primeiro momento o mecanismo de comportamento desses movimentos.

Palavras-chave : totalitarismo; eu; capitalismo; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License