SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue8The introduction of narcissism in the metapsychology and its clinical consequencesOrigins of Psychosomatic and their connections with the Medicine in Ancient Greece author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

SILVA, Maria Fernanda Fernandes; CHATELARD, Daniela Scheinkman  and  CARVALHO, Isalena Santos. Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.8, pp. 31-48. ISSN 2316-5197.

Este trabalho tem como objetivo discutir o corpo como portador de um nome, possibilitando ao sujeito se posicionar diante do desejo do Outro, partindo das considerações acerca da identificação em Freud diante da construção do mito da horda primitiva e as elaborações lacanianas acerca do significante Nome-do-Pai. Três conceitos freudianos apontados envolvem a relação do corpo com os processos de identificação: o ideal do eu, o narcisismo e a pulsão. Enfatiza-se que o corpo porta então o nome como marca, definindo uma posição diante das questões do desejo implicadas no complexo de Édipo.

Keywords : Corpo; nome; desejo; identificação; complexo de Édipo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License