SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8La introducción del narcisismo en la metapsicología y sus consecuencias clínicasOrígenes de la psicosomática y sus conexiones con la Medicina en la antigua Grecia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

SILVA, Maria Fernanda Fernandes; CHATELARD, Daniela Scheinkman  y  CARVALHO, Isalena Santos. Considerações acerca do Corpo e o Nome Próprio. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.8, pp. 31-48. ISSN 2316-5197.

Este trabalho tem como objetivo discutir o corpo como portador de um nome, possibilitando ao sujeito se posicionar diante do desejo do Outro, partindo das considerações acerca da identificação em Freud diante da construção do mito da horda primitiva e as elaborações lacanianas acerca do significante Nome-do-Pai. Três conceitos freudianos apontados envolvem a relação do corpo com os processos de identificação: o ideal do eu, o narcisismo e a pulsão. Enfatiza-se que o corpo porta então o nome como marca, definindo uma posição diante das questões do desejo implicadas no complexo de Édipo.

Palabras clave : Corpo; nome; desejo; identificação; complexo de Édipo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License