SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8Considerações acerca do Corpo e o Nome PróprioImportância de Heidegger para o ensino de Lacan: possibilidades e limites da verdade como revelação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

LIMA, Leonardo Tadeu José de. Origens da psicossomática e suas conexões com a Medicina na Grécia antiga. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.8, pp. 49-79. ISSN 2316-5197.

A origem da Psicossomática pode ser remontada a Hipócrates, mas a compreensão moderna em tal área tem seu início no começo do século XX, a partir dos estudos de Georg Groddeck e Sandor Ferenczi e, posteriormente, uma fundação oficial, nos EUA por Franz Alexander. Objetivou-se com este estudo uma revisão bibliográfica no sentido de analisar se os caminhos tomados até o nascimento da Psicossomática dos nossos tempos foram capazes de resgatar o que se praticava como Medicina na Grécia Antiga. Para tanto, a presente pesquisa percorreu os pensamentos desenvolvidos por Groddeck; depois averiguou-se as teses desenvolvidas por Sandor Ferenczi e os desdobramentos posteriores da Psicanálise americana. Por fim, foi proposta uma discussão a respeito das implicações desses pensamentos, concluindo-se que a corrente americana carrega pressupostos da Biomedicina moderna, enquanto Groddeck é o responsável pelo maior resgate da Medicina grega, por meio das noções de simbolização, interpretação e da indistinção entre mente e corpo.

Palavras-chave : Psicossomática; Medicina; Hipócrates; Alexander; Groddeck.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License