SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8Origens da psicossomática e suas conexões com a Medicina na Grécia antigaA histeria conversiva do capitalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

CARDOSO, Mauricio José d'Escragnolle  e  LUSTOZA, Rosane Zétola. Importância de Heidegger para o ensino de Lacan: possibilidades e limites da verdade como revelação. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.8, pp. 80-97. ISSN 2316-5197.

Este trabalho tematiza a importância da filosofia heideggeriana para o ensino de Lacan, investigando as possibilidades e limites dessa aproximação. Lacan encontra na crítica feita por Heidegger ao projeto da Ciência Moderna uma prova contra as leituras objetivistas da Psicanálise. Ele deriva do discurso heideggeriano um modo mais radical de pensar a verdade, que serviu de inspiração para a oposição fala vazia × fala plena em Psicanálise. Além disso, conclui-se que o modelo de leitura da Psicanálise orientado por Heidegger chegou a um esgotamento, pois compreendeu de forma limitada a dimensão econômica da obra de Freud.

Palavras-chave : Lacan; Heidegger; verdade; revelação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License