SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Construções e comentários sobre os documentos Linha de Cuidado para a Atenção das Pessoas com Espectro Autista e suas Famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde/SUS e Diretrizes de Atenção à Reabilitação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

VORCARO, Angela. O tratamento do autismo: notas introdutórias. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.9, pp. 4-30. ISSN 2316-5197.

Procura-se tratar das distinções entre as dimensões simbólica, imaginária e real na estruturação da realidade psíquica, de modo que possamos considerar a lógica das relações do sujeito com o objeto e com seus semelhantes. Desta forma, problematizamos as modalidades em que esta lógica comparece nos ditos autistas. Para tal, nos servimos das obras de Freud e Lacan, para situar o sujeito autista no campo da linguagem, procurando compreender sua relação com a alteridade, seja esta a imaginária ou simbólica. Propomos, como conclusão, alguns apontamentos introdutórios sobre a clínica psicanalítica do autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License