SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Um lugar para o sujeito-criança: os Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) como mediadores do olhar interdisciplinar sobre os bebêsConstitución subjetiva del autismo y de la psicosis: aproximaciones y alejamientos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

SOUZA, Andressa Mayara Silva  y  PONTES, Suely Aires. As diversas faces da perda: o luto para a psicanálise. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.9, pp. 69-85. ISSN 2316-5197.

O presente estudo teve por objetivo caracterizar a produção sobre o tema luto na literatura psicanalítica atual, a partir de uma revisão bibliográfica constituída por artigos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), produzidos no período de 2005 a 2016. A seleção dos artigos foi feita por meio da palavra-chave "luto", tendo a amostra compreendido 40 artigos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. A partir da leitura da amostra, os artigos foram categorizados nos seguintes eixos temáticos: Modos de elaboração do luto, Luto e outros conceitos da Psicanálise, e Luto em grupos. Como resultado da análise realizada, reconheceu-se a diversidade de perspectivas dos trabalhos que tratam do luto. Nos modos de elaboração do luto, a literatura apresentou vivências de perda de pais, filhos, elaboração de perdas por amputamento e desenraizamento identitário, bem como a discussão sobre luto em grupos. Foi possível observar a articulação do luto com os seguintes conceitos: lembrança, amor, apego, melancolia, depressão, sublimação, final de análise, desejo e identificação. Cabe salientar a importância de realização de estudos futuros que possam investir em reflexões acerca do luto, uma vez que as considerações trazidas por novos estudos podem ter implicações para a prática psicanalítica, o que favorece a problematização das relações existentes entre teoria e clínica.

Palabras clave : Luto; Psicanálise; Revisão bibliográfica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License