SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Constitución subjetiva del autismo y de la psicosis: aproximaciones y alejamientosEl uno: que él no alcance el cero - análisis de una neurosis en a hora da estrela de clarice lispector índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

RIBEIRO, Jeanne Marie de Leers Costa. A clínica do autismo em instituição. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.9, pp. 100-107. ISSN 2316-5197.

A questão abordada é a de como fazer para que uma instituição possa dobrar-se à singularidade do caso a caso e acompanhar a invenção de cada criança autista para estabelecer laços com o outro. Para responder tal questão, investiga-se as relações entre autismo e instituição na história da psicanalise e em sua teoria. E seguida, relata-se a experiência como participante da equipe que fundou o primeiro serviço público na área da saúde mental para tratamento de crianças autistas e psicóticas no Brasil, o Núcleo de Assistência a Criança Autista e Psicótica (NAICAP), assim como também a experiência como supervisora do trabalho do Ateliê Espaço Terapêutico, no Rio de Janeiro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License