SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Constituição subjetiva do autismo e da psicose: aproximações e distanciamentosO um: que ele não acesse o zero - análise de uma neurose em a Hora da Estrela de Clarice Lispector índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

RIBEIRO, Jeanne Marie de Leers Costa. A clínica do autismo em instituição. Analytica [online]. 2016, vol.5, n.9, pp. 100-107. ISSN 2316-5197.

A questão abordada é a de como fazer para que uma instituição possa dobrar-se à singularidade do caso a caso e acompanhar a invenção de cada criança autista para estabelecer laços com o outro. Para responder tal questão, investiga-se as relações entre autismo e instituição na história da psicanalise e em sua teoria. E seguida, relata-se a experiência como participante da equipe que fundou o primeiro serviço público na área da saúde mental para tratamento de crianças autistas e psicóticas no Brasil, o Núcleo de Assistência a Criança Autista e Psicótica (NAICAP), assim como também a experiência como supervisora do trabalho do Ateliê Espaço Terapêutico, no Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License