SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10A demissão do outro na esquizofrenia: um fator condicionante à desinserção do sujeito esquizofrênico no discursoAs adicções: de que se trata? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

BEZERRA, Elson Eneas Cavalcante  e  ASSIS, Cleber Lizardo de. Notas sobre transtorno obsessivo-compulsivo a partir de um caso clínico em psicoterapia psicanalítica. Analytica [online]. 2017, vol.6, n.10, pp. 65-75. ISSN 2316-5197.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um transtorno crônico que afeta 2% da população e está associado entre os transtornos de ansiedade, o que causa sofrimento e traze prejuízos significativos na rotina e no relacionamento social do indivíduo. As obsessões podem ser compreendidas como pensamentos ego-distônicos recorrentes, enquanto as compulsões são ações que devem ser feitas para alívio da ansiedade. O presente artigo apresenta um caso clínico de uma paciente com pensamentos e comportamento obsessivos de verificação. O atendimento foi com base na teoria psicanalítica e foram realizados na Clínica-Escola de uma faculdade privada. Facilitadas por intervenções verbais do terapeuta, ocorreram insight, retificação subjetiva e processo de cura dos sintomas do transtorno e conclui-se que a clínica psicanalítica constitui-se num importante dispositivo de escuta e tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, que vem se configurado na contemporaneidade como uma forma frequente de mal-estar mental, com especial relevância para os componentes psicossexuais como base etiológica.

Palavras-chave : Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Neurose; Transferência; Sexualidade; Psicoterapia Psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License