SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue10Notes on Obsessive Compulsive Disorder from a clinical case in Psychoanalytic Psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

VIANNA, Alexandra de Gouvêa; JESUS, Ariadne Fantesia de  and  FREITAS, Yago Pereira de. As adicções: de que se trata?. Analytica [online]. 2017, vol.6, n.10, pp. 76-88. ISSN 2316-5197.

Abordaremos no artigo a temática do consumo abusivo de substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou ilícitas, tendo como base teórica textos psicanalíticos. Contamos com a contribuição da equipe e de alguns dos pacientes do Projeto Despertar - voltado ao atendimento de usuários abusivos de álcool e outras drogas -, do núcleo de assistência em saúde mental Casa Verde, localizado no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Após a visita ao Projeto Despertar, debruçamo-nos em uma investigação bibliográfica com o intuito de trazer uma contribuição teórica à clínica das adicções. Trabalharemos a importância da escuta do que está por trás do tipo de relação destrutiva com a droga, como a precariedade dos laços sociais nessa clínica: família, escola, faculdade, trabalho. Uma das funções da droga é encobrir o embaraço do sujeito de sustentar seu desejo. Ao fim, levantamos a hipótese de que as adicções podem manifestar um modo de resposta do sujeito às novas formas de subjetivação da atualidade. Discutiremos, ainda, os desafios que se atrelam a essa clínica.

Keywords : Drogas; Psicanálise; Mal-estar na contemporaneidade; Adicção; Toxicomania; Compulsão; Laço social; Eu ideal; Ideal do eu e supereu.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License