SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Sobre a noção de saúde decorrente da teoria do amadurecimento emocional de Donald WinnicottOs impasses frente à perda de objeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

AFONSO, Rodrigo  e  MANDELBAUM, Belinda. A psicanálise e seus pioneiros no Brasil: notas sobre o "vigoroso psicanalista" Karl Weissmann. Analytica [online]. 2017, vol.6, n.11, pp. 34-68. ISSN 2316-5197.

A discussão conduzida neste artigo se insere no campo da História da Psicanálise no Brasil. O objetivo deste texto é apresentar elementos da vida e do pensamento de um autor de particular interesse para esse campo: o austríaco Karl Weissmann. Trabalharemos, aqui, com o período que envolve a chegada dele ao Brasil e os anos em que viveu em Minas Gerais e concluiremos nossa investigação com o ano de 1959, quando ele se mudou para o Rio de Janeiro. Conforme demonstraremos ao longo do trabalho, diversos são os motivos que nos despertam o interesse por tal personalidade. Pontuamos que, desde os anos 1930, o nome de Karl circulou com grande espaço entre intelectuais mineiros e cariocas. Ao longo dessa década, em decorrência da publicação do seu primeiro livro, Weissmann chegou a trocar cartas com o próprio Freud. Além disso, ele se tornou conhecido por discutir a Psicanálise em diversos âmbitos, propondo articulações entre teoria psicanalítica e outros campos do saber, tais como a Economia e a Criminologia. Podemos observar, também, como Weissmann foi alçado ao estatuto de uma estrela da cultura popular, tendo destaque em jornais e revistas de grande circulação nacional, a partir da publicação de textos e testes inspirados na Psicanálise. Por fim, destacamos os laços construídos por Weissmann com psicanalistas de grande importância no Brasil, a exemplo de Werner Kemper e Leão Cabernite. Desse modo, reconhecemos a inserção de Weissmann em uma ampla gama de debates que atravessaram a História da Psicanálise no país, o que lhe confere uma importância ímpar nesse campo de pesquisa, a despeito da escassez de estudos relacionados ao seu percurso.

Palavras-chave : História da Psicanálise; Karl Weissmann; Minas Gerais; Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License