SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11A psicanálise e seus pioneiros no Brasil: notas sobre o "vigoroso psicanalista" Karl WeissmannFreud e o real da puberdade: uma leitura do caso Emma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

LEITAO, Iagor Brum; FAVARO, Dayane de Souza; FIGUEIREDO, Dalton Demoner  e  COMERIO, Suziane Kirmse. Os impasses frente à perda de objeto. Analytica [online]. 2017, vol.6, n.11, pp. 69-93. ISSN 2316-5197.

O artigo versa sobre a complexidade e importância do conceito de objeto para a psicanálise de base freudiana e lacaniana, nas diferentes formas de defesa do Eu de cada estrutura clínica frente às perdas de objetos, em especial os objetos de amor. Percorre-se pela lógica freudiana do funcionamento do aparelho psíquico, o princípio do prazer, tendo como ponto central a questão do desamparo. Em seguida, discute-se as diferentes noções de objeto dentro da obra freudiana. Ao final, utiliza-se uma vinheta de um caso literário recorrido por Slavoj Zizek, em uma função de caso clínico para apoiar a presente discussão.

Palavras-chave : Objeto; Perda de objeto; Desamparo; Melancolia; Estruturas Clínicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License