SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue11Gilberto Freyre: when words arouse pathos, affections and religionPsicanálise e literatura - O texto como sintoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

BRITO, Bruna Pinto Martins; ALMEIDA, Christiane Carvalho de; FERNANDES, Lucas Guilherme  and  SILVA, Walquíria Sanches da. O lugar e a função da sublimação na clínica das toxicomanias sublimação na clínica das toxicomanias. Analytica [online]. 2017, vol.6, n.11, pp. 133-158. ISSN 2316-5197.

O homem inserido na sociedade enfrenta um mal-estar, resultante dos antagonismos entre suas satisfações pulsionais e as exigências da civilização. Na tentativa de evitar esses sentimentos de desprazer, o homem não pode dispensar algumas medidas. Dentre elas, o uso de substâncias é uma das vias privilegiadas para tamponar esse mal-estar. Neste trabalho, destacaremos o (ab)uso de substâncias e sua consequente fusão sujeito/droga. Este trabalho pretende enriquecer a discussão sobre esse tema atual a partir das contribuições da psicanálise à clínica da toxicomania. Para avançarmos, retomaremos as contribuições freudianas acerca do uso de tóxicos (Freud, 1930) como uma via mortífera de escape ao mal-estar. A sublimação, como um dos destinos da pulsão, demonstra seu lugar e sua função nessa clínica. Ela incide na fusão sujeito/droga em prol da emergência do sujeito em uma via menos mortífera para satisfação da pulsão. Trata-se assim de uma clínica que oferta um lugar ao sujeito, antes apagado sob nomes universais, como "drogado". Logo, os dados deste estudo nos indicam que a clínica psicanalítica pode oferecer um lugar ao sujeito toxicômano, a partir da construção de outros modos de satisfação, dentre eles, a via sublimatória.

Keywords : Sublimação; Toxicomania; Clínica Psicanalítica; Destinos da pulsão.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License