SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Psicanálise e literatura - O texto como sintomaA relação mãe-filha em "sonata de outono": considerações psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

FERREIRA, Vanessa Sajnaj; GUZZONI, Caroline  e  SOUZA, Nei Ricardo de. Reflexões sobre o papel do pai na anorexia nervosa. Analytica [online]. 2017, vol.6, n.11, pp. 180-204. ISSN 2316-5197.

A anorexia é um transtorno alimentar em que há uma alta restrição alimentar, ocasionando a intensa perda de peso e outros prejuízos físicos, psicológicos e sociais, podendo inclusive levar à morte. Relatos da clínica psicanalítica apontam, no mecanismo de recusa, característico da anorexia, para aspectos além da questão alimentar e imagem corporal, deparando-se o analista, frequentemente, com vínculos e linguagem primitivos do sujeito anoréxico, os quais remetem aos primórdios da vida e da alimentação. Grande parte da literatura psicanalítica se ocupa da mãe em relação a esses vínculos, sendo ela destacada como alguém que mantém uma relação fusional com a filha, diante da qual o pai é excluído. Partindo da visão de Freud e Lacan, o presente trabalho investiga o papel do pai na anorexia, sendo abordada sua relação com o sujeito anoréxico a partir de dados e informações encontrados na literatura psicanalítica sobre o tema.

Palavras-chave : Anorexia; Pai; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License