SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue12"Destruirás teu próximo como a ti mesmo": o fundamentalísimo islâmico e a prática religiosa do homem-bombaReligion as illusion in freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

PARENTE, Alessandra Affortunati Martins  and  TAKIUTI, Fabiana Duarte. Causdequê?: : um espaço indeterminado. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.12, pp. 72-83. ISSN 2316-5197.

O trabalho visa apresentar o projeto Causdequê?, que tem lugar na Casa do Adolescente. Trataremos de definir os espaços institucionais como espaços intermediários (Kaës, 2005) propícios à circulação de formas linguísticas que interessam à Psicanálise. Delimitar o lugar de escuta sensível a determinadas formas linguísticas exigiu o esforço de distinguir o discurso com o qual a Psicanálise se ocupa - o do inconsciente - de outros três modelos linguísticos: o da poesia, o da crítica e o da Filosofia. Com exceção da Psicanálise, tais gêneros linguísticos foram circunscritos por Giorgio Agamben em alguns capítulos de Estâncias (1977/2007). Desdobrando-os e, ao mesmo tempo, acompanhando a prática clínica do projeto Causdequê?, pudemos depurar o local no qual o analista se situa nas instituições: um lugar rente aos espaços quase vazios. Ali o analista aguça a escuta para vibrações quase mudas da linguagem. Nessa região, é muito comum que identidades sexuais e de gênero assumam um caráter híbrido, pouco condizente com modelos normativos. Nesse contexto, casos atendidos no projeto tornam-se particularmente interessante, demonstrando que, se vividos livremente, desejos ligados a características geralmente atribuídas ao gênero oposto ao sexo "natural" podem retirar armaduras identitárias opressivas. Com isso, modos de ser mulher, ser homem, ser trans, ser gay se moldam pelas singularidades assumidas pelo sujeito. Viver o desejo passa a significar, então, inventar e experimentar histórias e escolhas amorosas pelas quais os sujeitos se tornam responsáveis.

Keywords : Espaço intermediário; Sexualidade híbrida; Giorgio Agamben; Psicanálise Institucional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License