SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Causdequê?: : um espaço indeterminadoEscrevendo o indizível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SANTOS, Samuel Franco dos. A religião como ilusão em Freud. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.12, pp. 84-99. ISSN 2316-5197.

Em sua interpretação do fato religioso, Freud utiliza de dois modelos hermenêuticos tirados da clínica psicanalítica: Neurose e o Sonho. Como neurose, a religião é concebida como a neurose universal da humanidade e relacionada ao remorso pelo assassinato do pai primevo, ou seja, ela, a religião, é uma tentativa de resolver o problema do sentimento de culpa decorrente da ambivalência afetiva em relação ao pai. Como ilusão, a religião, tem a ver com a nostalgia do pai protetor. Este artigo propõe discutir e apresentar a religião em Freud tendo como base o modelo hermenêutico da ilusão. O autor conclui que, para a psicanálise, o importante é compreender os motivos latentes de nossas crenças e descrenças religiosas. Todo discurso, incluindo o religioso, é um discurso humano que, independentemente de ser neurótico ou sublime, está submetido a determinações inconscientes.

Palavras-chave : Religião; Ilusão; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License