SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12A religião como ilusão em FreudTeatro e o corpo-diapasão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

VORCARO, Angela Maria Resende  e  ASSENCO, Raíssa Gomes. Escrevendo o indizível. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.12, pp. 100-109. ISSN 2316-5197.

O artigo "Escrevendo o indizível" parte da pergunta fundamental: como pode haver um diálogo entre arte e psicanálise? Para tanto, as autoras buscaram referências teóricas como a de Freud, com a ideia de "estranho", como Deleuze, com a filosofia da diferença, e também algumas reflexões presentes em Merleau-Ponty, Marilena Chaui, Ovídeo de Abreu e Lacan. Dessa forma, as autoras discutem uma interface possível entre as duas áreas, colocando a arte de Bacon na esfera da hiância, do não sabido, do devir, do fazer com o Real. Pintor anglo-irlandês, produziu uma arte figurativa, entre as décadas de 1940-1980, pintando quadros com expressões do horror, da distorção, do despedaçamento. Este artigo é uma releitura de sua obra por meio da filosofia da diferença e do discurso psicanalítico lacaniano em suas concepções sobre a falta e repetição. Sendo assim, a expressão única que são os quadros de Francis Bacon puderam ser palco de uma análise cuja perspectiva é da reinvenção da vida, lugar de possibilidade, expressão que irrompe pelas fissuras do sempre mesmo e vem à luz.

Palavras-chave : Francis Bacon; Arte e psicanálise; Filosofia da diferença; Devir; Hiância.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License