SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Escrevendo o indizívelPasaje al acto y acting out: función y sentido de la distinción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

ALMEIDA, Leonardo Pinto de  y  ATALLAH, Raul Marcel Filgueiras. Teatro e o corpo-diapasão. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.12, pp. 110-119. ISSN 2316-5197.

A partir da peça Ricardo M, de William Shakespeare, encenada por Gustavo Gasparani em formato de monólogo, com direção de Sergio Módena, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o teatro como espaço de experimentação. Com o auxílio das reflexões teóricas de Badiou, Rancière, Deleuze, Guattari e Blanchot sobre a experiência artística, analisamos a relação entre os corpos de atores e atrizes com a reverberação produzida pelo espaço cênico. Assim, pensamos como a incorporação do texto por parte dos atores e atrizes produz ressonância a partir da noção de corpo-diapasão.

Palabras clave : Teatro; Experiência; Ressonância; Corpo-diapasão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License