SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Escrevendo o indizívelPassagem ao ato e acting out: função e sentido da distinção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

ALMEIDA, Leonardo Pinto de  e  ATALLAH, Raul Marcel Filgueiras. Teatro e o corpo-diapasão. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.12, pp. 110-119. ISSN 2316-5197.

A partir da peça Ricardo M, de William Shakespeare, encenada por Gustavo Gasparani em formato de monólogo, com direção de Sergio Módena, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o teatro como espaço de experimentação. Com o auxílio das reflexões teóricas de Badiou, Rancière, Deleuze, Guattari e Blanchot sobre a experiência artística, analisamos a relação entre os corpos de atores e atrizes com a reverberação produzida pelo espaço cênico. Assim, pensamos como a incorporação do texto por parte dos atores e atrizes produz ressonância a partir da noção de corpo-diapasão.

Palavras-chave : Teatro; Experiência; Ressonância; Corpo-diapasão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License