SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Teatro e o corpo-diapasãoA metáfora paterna e a tríade R-S-I no romance A Morte sem Nome, de Santiago Nazarian índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

RUTHES, Fernando Roberto  e  LUSTOZA, Rosane Zétola. Passagem ao ato e acting out: função e sentido da distinção. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.12, pp. 120-132. ISSN 2316-5197.

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos a respeito dos atos na psicanálise, atos falhos, acting out, passagem ao ato, e discutir a possível confusão envolvendo os conceitos de acting out e passagem ao ato, confusão induzida, em parte, pela amplitude do conceito freudiano de agieren. Lacan avança em relação à delimitação do conceito agieren, traduzido como acting out, e a diferenciação do conceito de passagem ao ato. Sendo o acting out referenciado à mostração, uma demanda do sujeito ao Outro e a passagem ao ato uma busca da separação do sujeito, o rompimento com o Outro. Essa delimitação lacaniana permite verificar o caráter transformador que o ato tem, presente no acting out, na passagem ao ato e também no ato falho.

Palavras-chave : Acting Out; Kakon; Passagem ao ato.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License