SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue13The Mental Automatism in the Clérambault's psychiatric workCruelty and alibi in the psychoanalytical technique. A reading of Derrida's letter to the psychoanalysts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

BRANDAO JUNIOR, Pedro Moacyr Chagas  and  CANAVEZ, Fernanda. O corpo na contemporaneidade: notas preliminares sobre a prática de autolesão em adolescentes. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.13, pp. 179-191. ISSN 2316-5197.

A investigação objetiva especificar a contribuição de uma experiência de escuta orientada pelos princípios éticos da clínica psicanalítica, destinada a adolescentes que praticam atos intencionais de autolesão ou automutilação sem intenção de suicídio. O artigo explicita a problemática da pesquisa, contextualizando a questão como um problema contemporâneo com crescente demanda para tratamento psíquico. Em seguida, delimita a fundamentação teórica sobre os chamados sintomas contemporâneos e a metodologia de pesquisa adotada pela psicanálise. A função subjetiva da prática de autolesão para adolescentes é indagada, bem como se se trata de novas formas de apresentação dos sintomas na contemporaneidade. Formas de sofrimento que acompanham as novas modalidades de viver e organizações da cultura, mas que podem revelar estruturas clínicas já conhecidas e trabalhadas pela teoria psicanalítica.

Keywords : Autolesão; Adolescência; Corpo; Clínica; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License