SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13O corpo na contemporaneidade: notas preliminares sobre a prática de autolesão em adolescentesDe la prisa la urgencia del sujeto - Psicoanálisis y Urgencia Subjetiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

BINKOWSKI, Gabriel Inticher. Crueldade e álibi na técnica psicanalítica: uma leitura da carta de Derrida aos psicanalistas. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.13, pp. 192-207. ISSN 2316-5197.

Mais de 15 anos após a conferência de Jacques Derrida durante os Estados Gerais da Psicanálise em Paris, um retorno ao texto deixado pelo filósofo amigo da Psicanálise nos impõe uma leitura da crueldade como um fenômeno político e psíquico elementar da subjetividade. Pensada como uma pulsão, a noção de crueldade proposta por Derrida faz referência às proposições de Artonin Artaud de um "teatro da crueldade", no qual a cena não mais se encontra submissa ao texto ou à vontade de um deus-autor, não sendo apenas uma representação de uma cena escrita. Derrida apela aos psicanalistas por um trabalho sem álibi sobre essa noção de crueldade e suas implicações no que diz respeito aos próprios efeitos da pulsão de morte na Psicanálise. Aí nos deparamos também com um convite a pensar a noção de técnica psicanalítica, que nasce a partir de um trabalho sobre uma cena sempre outra, inconsciente, de outra ordem, uma cena que assinala uma outra economia do desejo. A técnica deve, assim, ser concebida como uma ferramenta sem álibi para que contornemos as resistências que nos impedem precisamente de encarar as consequências da presença da pulsão de morte na vida psíquica.

Palabras clave : Pulsão de morte; Crueldade; Álibi; Psicanálise; Técnica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License