SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue13Cruelty and alibi in the psychoanalytical technique. A reading of Derrida's letter to the psychoanalysts"Perfection belongs to the things that are narrated, not to those that are lived": Elaboration and Sublimation in Primo Levi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

AZEVEDO, Elaine. Da pressa à urgência do sujeito - Psicanálise e urgência subjetiva. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.13, pp. 208-217. ISSN 2316-5197.

A Psicanálise, bem como os que se orientam por sua teoria e práxis, se depara hoje com o desafio de sustentar uma clínica dentro das instituições, expandindo suas fronteiras para além dos settings tradicionais. No hospital geral, o psicanalista com o seu saber-fazer busca valer-se da teoria inaugurada por Freud como prática possível de ser aplicada ao contexto da instituição hospitalar. É no espaço do hospital geral que o psicanalista é convocado a colocar seu saber-fazer em cena. E é a partir da pressa por concluir, própria da urgência médica, que o analista buscará privilegiar uma abertura temporal; uma pausa necessária para que o sujeito se ocupe de um outro tempo, possibilitando a ele, a partir da fala, uma abertura para um tempo de compreender, um tempo que vise a recolher os objetos a caídos e articulá-los a uma nova cadeia significante.

Keywords : Psicanálise; Tempo lógico; Hospital geral.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License