SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13La crueldad y la coartada en la técnica psicoanalítica. Una lecture de la carta de Derrida a los psicoanalistas"La perfección pertenece a las cosas que se narran, no a las que se viven": Elaboración y sublimación en Primo Levi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

AZEVEDO, Elaine. Da pressa à urgência do sujeito - Psicanálise e urgência subjetiva. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.13, pp. 208-217. ISSN 2316-5197.

A Psicanálise, bem como os que se orientam por sua teoria e práxis, se depara hoje com o desafio de sustentar uma clínica dentro das instituições, expandindo suas fronteiras para além dos settings tradicionais. No hospital geral, o psicanalista com o seu saber-fazer busca valer-se da teoria inaugurada por Freud como prática possível de ser aplicada ao contexto da instituição hospitalar. É no espaço do hospital geral que o psicanalista é convocado a colocar seu saber-fazer em cena. E é a partir da pressa por concluir, própria da urgência médica, que o analista buscará privilegiar uma abertura temporal; uma pausa necessária para que o sujeito se ocupe de um outro tempo, possibilitando a ele, a partir da fala, uma abertura para um tempo de compreender, um tempo que vise a recolher os objetos a caídos e articulá-los a uma nova cadeia significante.

Palabras clave : Psicanálise; Tempo lógico; Hospital geral.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License