SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Aporias1 na tecnocultura: AliceHisteria, feminino e corpo: elementos clínicos psicanalíticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

TORQUATO, Luciana Cavalcante  e  ROCHA, Guilherme Massara. O pensamento estrangeiro: a errância de Freud no Brasil. Analytica [online]. 2018, vol.7, n.13, pp. 287-299. ISSN 2316-5197.

O presente artigo visa apresentar as formas como a viajante Psicanálise chega ao Brasil, sobretudo a partir da apropriação pelo filão modernista da arte nacional do início do século XX, considerando, especialmente, as obras dos escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Constata-se que a história da Psicanálise no Brasil pode ser considerada a partir de abordagens distintas, que vão desde a precoce recepção do meio psiquiátrico nacional até a despretensiosa leitura de Freud feita por uma ala da nossa vanguarda literária. Com o intuito de investigar as primeiras percepções sobre o modo como a cultura nacional teria acolhido esse Freud errante por terras estrangeiras, demonstramos como, ao aportar em terras brasileiras, o pensamento freudiano filiou-se aos discursos e tradições existentes no espaço nacional. Ademais, cada uma dessas vias discursivas portava interesses específicos ao selecionar os temas freudianos, fornecendo à exilada disciplina vienense leituras ímpares que marcarão sua trajetória no país.

Palavras-chave : Psicanálise; História; Circulação; Modernismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License