SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Discurso e materialismo: a influência de Demócrito de Abdera na concepção de linguagem para Jacques Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

QUEIROZ, Raquel Carvalho de  e  PASSOS, Maria Consuelo. Os usos perversos da medicalização. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.14, pp. 1-8. ISSN 2316-5197.

Vivemos hoje sob o imperativo das exigências da saúde, felicidade e do consumo a qualquer custo. Isso tem repercutido nos tratamentos relativos aos diferentes sofrimentos psíquicos. Em muitos contextos, observa-se um uso abusivo de psicofármacos que vai na contramão daquilo que o sujeito demanda para a sua qualidade de vida e amadurecimento. Discutir a prescrição e os eventuais abusos de psicofármacos que, em certas situações, configuram usos perversos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda os temas da medicalização e sofrimentos psíquicos, a partir de Foucault. Os resultados parciais apontam que o uso excessivo de psicofármacos se tornou instrumento no tratamento da saúde mental, excluindo outras possibilidades de cuidado e transformando a química no detentor da saúde psíquica. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, observamos uma prescrição excessiva de psicofármacos, uma distorção no conceito de doença para algo que precisa ser controlado a qualquer custo e imposições das indústrias farmacêuticas sobre os médicos, gerando eventuais prejuízos no sujeito.

Palavras-chave : Uso abusivo; Psicofármacos; Foucault.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License