SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue14Discourse and materialism: the influence of Democritus of Abdera on the conception of language for Jacques Lacan"Once upon a time: ..": the importance of fantasy for psychic developmente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

FERREIRA, Leticia Maria Soares  and  CHATELARD, Daniela Scheinkman. O sujeito e a musicalidade da fala. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.14, pp. 1-10. ISSN 2316-5197.

Procura-se abordar neste trabalho as questões relativas à musicalidade da fala. O sujeito se faz diante do limite imposto pelo interdito simbólico, mas, no canto de sua fala, se coloca para além dos significados das palavras. A prosódia da fala, com sua musicalidade e entonação, destaca um valor não linguístico e transmite o desejo, deixa de fora a dimensão de sentido e transparece o que com palavras não pode ser dito. A musicalidade seria aquilo que escapa à censura e torna suportável a dívida simbólica. Aposta-se que a possibilidade do retorno ao sem sentido, à voz perdida no encontro com o simbólico, por meio da condição musical da fala, sobretudo no processo analítico, pode revelar algo sobre o funcionamento do sujeito. Enquanto cantarola em sua fala, ele se faz ouvir na sua posição subjetiva por esses vestígios musicados.

Keywords : Musicalidade da fala; Voz; Psicanálise; Clínica.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License