SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Le sujet et la musicalité de la paroleO amor e a (re)invenção da vida no contemporâneo: Lacan com Badiou índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

MATTE, Fernanda Marinho  y  FACCHIN, Fernanda. "Era uma vez: ..": a importância da fantasia para o desenvolvimento psíquico. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.14, pp. 1-10. ISSN 2316-5197.

O presente artigo aborda a importância da fantasia como realidade psíquica, como um dispositivo para o maravilhoso, resolutiva de conflitos, constitutiva de identidade, criadora de espaços psíquicos tão reais e potentes quanto a dita realidade da vida. Além disso, trata da seriedade dos contos de fadas, já que estes oferecem às crianças um meio de alcançarem esse elemento maravilhoso e elaborarem seus conflitos. Há um consenso entre os psicanalistas de que a fantasia não é só um lugar na psique onde os desejos se realizam, mas que ela é também o combustível interno de cada ser humano, necessária para a elaboração de vivências e conflitos, tendo sua origem na sexualidade infantil. O trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, entre elas teses e dissertações, a respeito da importância da fantasia e sobre o auxílio dos contos de fadas para o desenvolvimento psíquico, pontuando suas características e diversidades.

Palabras clave : Fantasia; Realidade psíquica; Contos de fadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License