SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14"Era uma vez: ..": a importância da fantasia para o desenvolvimento psíquicoO corpo entre o poder e o querer: um movimento pulsional face à limitação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

AMARAL, Rebeca Espinosa Cruz  e  QUINTELLA, Rogério Robbe. O amor e a (re)invenção da vida no contemporâneo: Lacan com Badiou. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.14, pp. 1-20. ISSN 2316-5197.

Desde os primórdios da humanidade, a presença do amor tem sido acompanhada de diversas tentativas, de diferentes campos, de versar sobre ele. Tendo isso em vista, o presente estudo se propôs, por meio de uma revisão bibliográfica, a pensar as postulações sobre o amor a partir de articulações possíveis entre as obras de dois autores de diferentes campos: Lacan, psicanalista que dá seguimento e avança nas teorizações feitas por Freud; e Badiou, filósofo e autor de um livro dedicado a essa temática. Evidenciou-se que ambos consideram o enlaçamento amoroso como o que se constitui como uma tentativa de "costura" frente ao impossível da relação sexual, que só se apresenta contingencialmente e se dá a partir de (re)invenções singulares. Abordou-se, nessa linha de pensamento, a aposta de Badiou no amor como uma contraexperiência frente ao mundo de interesses próprios no contemporâneo e a reinvenção do amor um dos possíveis pontos de resistência hoje à obscenidade mercantil.

Palavras-chave : Amor; Contemporaneidade; Invenção; Psicanálise; Badiou.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License