SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14O amor e a (re)invenção da vida no contemporâneo: Lacan com BadiouIndividualismo contemporâneo e novos arranjos subjetivos na perspectiva da Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

ANTONIO, Priscila. O corpo entre o poder e o querer: um movimento pulsional face à limitação física. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.14, pp. 1-18. ISSN 2316-5197.

Trata-se de um estudo de caso clínico face ao sofrimento do corpo, em casos de estomias intestinais, desenvolvido no Hospital Universitário de Brasília e iniciado em agosto de 2012 após autorização do Comité de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília (número 33/12). Utilizamos entrevistas não estruturadas (gravadas e transcritas na íntegra). Nossa análise se fez sobre o uso dos verbos modais: querer, dever e poder. Emergiram duas categorias analíticas: 1. A experiência do corpo material: viver a estomia; 2. O movimento do autocuidado: viver apesar da estomia, reforçando a tese de um movimento pulsionalizado expresso pela utilização dos verbos mencionados.

Palavras-chave : Corpo; Estomia; Movimento pulsional; Psicopatologia.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License