SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14O corpo entre o poder e o querer: um movimento pulsional face à limitação físicaO inconsciente e a política: entre a estrangeiridade e a extimidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

ROSARIO, Angela Bucciano do. Individualismo contemporâneo e novos arranjos subjetivos na perspectiva da Psicanálise. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.14, pp. 1-15. ISSN 2316-5197.

O presente estudo busca a compreensão dos efeitos subjetivos das alterações sociais e culturais viabilizadas pelo individualismo contemporâneo, manifestas nas diversas formas de desrespeito entre as pessoas. A teoria psicanalítica é utilizada como eixo condutor no diálogo com autores da Filosofia e da Sociologia interessados pela questão da alteridade. A partir das ideias contidas nos conceitos de liberdade e autonomia, realiza-se um breve percurso do individualismo como afirmação do indivíduo como princípio e valor e infere-se que o correlato subjetivo ao individualismo atual é a estrutura psíquica do narcisismo que oculta o originário e irredutível desamparo. Os efeitos desse fenômeno se mostram na fragilidade dos laços sociais e no esvanecimento da dimensão alteritária. Por fim, busca-se uma intervenção que considere a importância da castração e o enlaçamento com o outro como alteridade.

Palavras-chave : Psicanálise; Individualismo; Narcisismo; Desamparo; Alteridade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License