SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Pesquisa em Psicanálise na Universidade: seguindo o método freudianoA Psicanálise vai ao cinema: relações entre a linguagem do sonho e a da sétima arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

ANDRADE, Cleyton  e  ASSUNCAO, Isadora Veiga. O sem-sentido do sintoma: do significante ao insignificável. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.15, pp. 1-17. ISSN 2316-5197.

O presente artigo visa abordar, inicialmente, o sintoma como formação inconsciente interpretável para, em seguida, abordá-lo como formação que deixa um "resto sintomático" sem-sentido. Este trabalho busca fazer algumas considerações acerca do sintoma, em Freud e Lacan, para além de uma concepção de sintoma "curável", e como elaboração singular do sujeito, que tem uma função de via de satisfação pulsional e como modo-de-gozo. A partir dessa noção de um sintoma que não se restringe ao regime do sentido, propõe-se pensar acerca das possibilidades de operação da interpretação analítica diante desse "modo-de-gozo" que escapa às significações. Logo, discute-se a interpretação analítica não apenas como trabalho significante, mas como aquilo que pode apontar algo no vazio de significação.

Palavras-chave : Sintoma; Satisfação pulsional; Gozo; Interpretação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License