SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Lo sin-sentido del síntoma: del significante al insignificávelFreud com Hegel: a operação de Lacan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

BENINI, Rinália Taís. A Psicanálise vai ao cinema: relações entre a linguagem do sonho e a da sétima arte. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.15, pp. 1-15. ISSN 2316-5197.

O ano é 1895, Psicanálise e cinema nascem juntos. Freud, ao publicar com Breuer Estudos sobre a histeria, dá o pontapé inicial para o que viria ser a teoria psicanalítica, mas o princípio do que se tornaria a arte mais popular de todas ocorre com a primeira projeção pública do cinematógrafo pelos irmãos Lumière, em Paris. Apesar de compreenderem dispositivos teóricos e técnicos diferentes, a Psicanálise e o cinema não têm em comum apenas o mesmo marco histórico, mas, também, afinidades entre suas específicas linguagens. É por meio do sonho que adentramos no mundo do cinema. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as possíveis relações entre as linguagens do sonho e do cinema à luz da Psicanálise. O estudo foi delineado a partir de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica de caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de livros, artigos, teses e dissertações publicados no período de 1971 a 2017. Sendo assim, obtivemos a correlação, perpassada pela Psicanálise, entre a linguagem do sonho e a da sétima arte. Ao aliar a imagem à palavra, produzindo uma ficção, o cinema pode conduzir o espectador ao sonho, à fantasia, às emoções, reflexões e ao entretenimento.

Palabras clave : Psicanálise; Sonho; Trabalho do sonho; Cinema; Linguagem cinematográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License