SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15A Psicanálise vai ao cinema: relações entre a linguagem do sonho e a da sétima arteAbuso sexual de crianças e adolescentes: trauma e transmissão psíquica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

MUGUERZA, Victor Hipolito  e  D'AGORD, Marta Regina de Leão. Freud com Hegel: a operação de Lacan. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.15, pp. 1-24. ISSN 2316-5197.

O presente trabalho objetiva examinar as condições que possibilitaram a formulação lacaniana do conceito de sujeito. Nossa investigação tem como corpus a tese de Lacan, Da psicose paranoica em suas relações com a personalidade (2011), e textos publicados nos quatro anos subsequentes à defesa da tese (1932-1936). Demarcamos três momentos cruciais à formulação do conceito de sujeito por Lacan. Em primeiro lugar, a aproximação ao campo psicanalítico em função da problemática da tese. Num segundo momento, a constatação de impasses concernentes à teoria psicanalítica do narcisismo e à explicação freudiana para a gênese do Eu. Por fim, ao apropriar-se da Filosofia Hegeliana ao longo do curso sobre a Fenomenologia do Espírito, ministrado por Alexandre Kojève, Lacan encontrou um suporte para resolver tais impasses teóricos. Essa articulação da dialética da consciência-de-si hegeliana à metapsicologia freudiana nomeamos a operação de Lacan - cujo produto primeiro é a formulação sobre o estádio do espelho em 1936.

Palavras-chave : Sujeito; Lacan; Hegel; Psicanálise; Estádio do espelho.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License