SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15The obsessive neurotic individual and his subjective difficulty in taking the father's place: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

ANDRADE, Cleyton  and  ANDRADE, Hudson Vieira de. Os princípios da interpretação analítica freudiana no caso do Homem dos Ratos. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.15, pp. 1-17. ISSN 2316-5197.

O presente artigo tem como objetivo investigar a estrutura e constituição da interpretação analítica freudiana no caso do Homem dos Ratos. A interpretação freudiana representa no fim do século XIX um novo modelo de inteligibilidade para os sintomas. Em seu início, ela se mobilizava na restituição daquilo que se apresentava imotivado e ininteligível ao analisante, haveria um saber por ele não sabido no qual a interpretação buscaria restituir uma relação de sentido, norteada pela Teoria do Complexo de Édipo. Contudo, um elemento heterogêneo passa a se destacar na clínica freudiana, indicando um ponto não susceptível ao deciframento interpretativo. Esse limite ao acréscimo de sentido não indicaria uma imperfeição ao saber interpretativo, ao contrário, é ele que estruturaria o próprio saber. Lacan indica uma crise na interpretação freudiana entre os anos de 1910 e 1920, haveria um descompasso entre seu material clínico e sua construção teórica. Isso levaria Freud a uma revisão de sua teoria nos anos subsequentes, concebendo um além do princípio do prazer, o que implica não apenas em uma nova concepção do aparelho psíquico, como, também, uma redefinição de sua interpretação.

Keywords : Psicanálise; Interpretação; Homem dos Ratos; Freud; Lacan.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License