SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Las estabilizaciones en la clínica de las psicosis y las toxicomanías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

SOUSA, Lucília Maria Abraão e  y  HERCULINO, Bruno Monteiro. Sujeito e linguagem: um percurso entremeado pelo "idioleto manoelês archaico". Analytica [online]. 2020, vol.9, n.16, pp. 1-16. ISSN 2316-5197.

Tencionamos apresentar, na urdidura deste escrito, o conceito teórico de sujeito, tanto para a Psicanálise fundada por Sigmund Freud e desdobrada por Jacques Lacan quanto para a Análise do Discurso estabelecida por Michel Pêcheux. Interessa-nos pensar, na contradição de campos que se roçam sem serem correspondentes, as noções de incompletude, opacidade, divisão e metáfora como consequências dessa noção. Para tanto, lançaremos mão da poesia de Manoel de Barros, poeta das miudezas que, no entremeio do sujeito como efeito do inconsciente na Teoria Psicanalítica e da ideologia na Teoria Discursiva, faz falar como as noções de vazio e do poético podem ser colocadas em litoral. Desse modo, alinhavando poesia e teoria, demonstramos como a noção de sujeito faz presença (e ausência) no discurso poético e, dançando ao puro som de nada de lalíngua, fratura o muro dos sentidos, fazendo surgir o novo.

Palabras clave : Sujeito; Discurso; Poesia; Psicanálise; Análise do Discurso.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License