SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Sujeto y lenguaje: un recorrido entremezclado por el "idiolecto manoelês archaico"El secreto desnudo jugando en la clínica psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

MENDONCA, Júlia Reis da Silva  y  ROSA, Márcia. As estabilizações na clínica das psicoses e das toxicomanias. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.16, pp. 1-30. ISSN 2316-5197.

Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre os diferentes modos de estabilização na clínica das psicoses e das toxicomanias para a Psiquiatria e a Psicanálise. Na contramão da Psiquiatria de orientação biológica, que considera a toxicomania e a psicose como transtornos distintos e defende a abstinência do uso de drogas como condição de tratamento, a Psicanálise propõe que o diagnóstico e a direção de tratamento devem ser traçados a partir da investigação da função do recurso à droga na economia de gozo de cada sujeito, de acordo com sua estrutura clínica, o que aponta para a possibilidade da identificação imaginária ao significante "sou toxicômano" estabilizar a psicose, quando consegue localizar ou apaziguar o gozo.

Palabras clave : Estabilização; Psicose; Toxicomania.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License