SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16De la metáfora a la subversión del Nombre del Padre: La relación entre la ley y el deseo en la teoría de LacanFemenino: el "sin límites" de las verdaderas mujeres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

CALAZANS, Roberto  y  MATOZINHO, Christiane. Reincidência infracional: do fracasso do sintoma à repetição do ato. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.16, pp. 1-18. ISSN 2316-5197.

Neste artigo, apontamos como as atuações indicam que o sujeito adolescente encontra-se embaraçado em seus recursos simbólicos e imaginários, resultando em uma dificuldade de submeter o real ao sintoma e à fantasia, o que permitiria realizar um trabalho de ligação pulsional. A hipótese que este artigo levanta é que a reincidência infracional pode ser lida como uma resposta do adolescente à angústia e ao desamparo suscitado pela puberdade, que denuncia por meio da repetição a dificuldade do sujeito em estabelecer um sintoma e o fracasso do ato em apaziguar a angústia, configurando-se em um agir sintomático e repetitivo.

Palabras clave : Psicanálise; Medidas socioeducativas; Adolescência; Repetição; Ato.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License