SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Discussão sobre a inexorabilidade da compulsão à repetiçãoO sujeito lacaniano entre o desejo e o gozo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

REIS, Maycon Pádua  e  SILVA, Magali Milene. Realidade e fantasia para a Psicanálise freudiana. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.16, pp. 1-19. ISSN 2316-5197.

O artigo objetiva investigar o estatuto da realidade para a Psicanálise freudiana com base nestes três pontos: a clínica da histeria e o trauma como fantasia inconsciente; a noção de desamparo e a Coisa como perdida; e a ideia de perda da realidade na neurose e na psicose. Procura-se demonstrar que, para Freud, a realidade se constitui a partir de uma perda. Freud afirma que o trauma, situado na origem das psiconeuroses, refere-se a uma representação incompatível, que, por meio de um processo de defesa, é retirada da consciência. Nascemos em desamparo, em vista disso, o bebê humano está à mercê de um outro que lhe proporciona satisfação, exigindo a função de comunicação. O aparelho psíquico seria um empreendimento que parte de representações, situando um campo de problemas específicos aos seres de cultura. A realidade estabelece uma razão que se propõe uma ordem lógica, a qual é verídica para o sujeito que nela crê, destarte, essa realidade depende do arranjo do campo das representações. Assim, a realidade psíquica se constitui de modo singular desde a perda decorrente da mediação simbólica inerente à linguagem.

Palavras-chave : Realidade; Fantasia; Psicanálise; Freud.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License