SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Realidad y fantasía para la psicoanálisis freudianaCambios de humor en la trama psicopatológica del DSM-V índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

FERREIRA, Isaias Gonçalves. O sujeito lacaniano entre o desejo e o gozo. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.16, pp. 1-29. ISSN 2316-5197.

O sujeito, como categoria psicanalítica, representa no ensino lacaniano o resultado de uma intersecção entre Psicanálise e Filosofia, assim como sua teoria do desejo guarda uma característica privilegiada da incursão psicanalítica (clínico-teórica) no campo filosófico, especificamente na dialética hegeliana do reconhecimento. Nota-se, com isso, como a tradição da doutrina lacaniana sobre a conceitualização do sujeito perpassa influências filosóficas que vão de Descartes, passando por Kant e Hegel, até chegar a Heidegger, o que evidencia, de forma decisiva, que Lacan entrou no debate das luzes pela porta dos fundos. Com efeito, seu gesto subversivo consistiu em considerar que o sujeito freudiano é o sujeito cartesiano tomado pelo avesso, ou, por assim dizer, dividido e mutilado entre a cadeia dos enunciados (redutível ao sentido) e a cadeia da enunciação (aberta ao nonsense). Assim, esse sujeito dividido pela linguagem desponta como produto do simbólico - o que formata o imaginário estruturando a realidade -, mantendo, desse modo, uma relação êxtima com o gozo que incide no corpo, na medida em que pela repetição e insistência surge como uma resposta do Real.

Palabras clave : Sujeito lacaniano; Teoria do desejo; Campo do gozo; Clínica psicanalítica; Filosofia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License